top of page

Sobre amores e hambúrgueres: roberto prado

  • Foto do escritor: Cafe e outras Palavras
    Cafe e outras Palavras
  • 14 de mar. de 2020
  • 3 min de leitura

Época de chuvas...

Pela manhã o menino da limpeza veio à nossa sala lavar as janelas (não caro leitor, isso não é ironia é ouro deboche mesmo), todas e cada uma.

Após a faxina, comentei com um colega que parecia que os barulhos da rua estavam mais altos sem a poeira das ruas e pó dos graneis do cais.

- Vai ver a sujeira ajudava no isolamento acústico! - pensei com meus botões.

Os trens e caminhões lá fora estavam dando tudo de si. Na luta entre concentração e distração eles estavam ganhando de lavada.

Os telefones colaboram com a cacofonia hoje.

Logo o menino da limpeza voltou, agora sem seu material de trabalho, sinônimo de conversa mole.

Nunca falha!

O colega ao lado perguntou-lhe sobre como andava sua vida amorosa. Se estava amando ou pagando para! Enrubescido respondeu que estava pondo o corpo à venda - no atacado ou no varejo* - para arrecadar fundos à sua insana procura por uma companheira, com especial preferência por asiáticas. Contou-nos sobre seu profundo conhecimento da cultura oriental, da culinária, da literatura, dos mangás. Sonhava guardar dinheiro para um curso, mesmo à distância, de judô, caratê ou, se um dia chegar a engordar, sumô. E aproveitando-se de sua capacidade de falar sem respirar emendou outro assunto e contou-nos de suas misérias diárias – agora vejam senhores leitores, durante toda a sua peroração nenhum trem ou caminhão buzinou, sequer uma chamada telefônica a interromper nosso suplício.

Ele não prestou atenção a minha oferta e continuou a conversa. Estava decido a casar-se, estava cheio e amor para compartilhar, estava preparando a casa nova, recém-alugada – um quarto com privada (ou quarto com banheiro?), tinha pagado a vizinha para lavar e perfumar os dezessete gatos – todos com nomes (não nos disse se eles atendiam pelo nome!) estava, enfim, investindo tudo no seu sonho!

Falou por minutos sem fim.

Apiedados, colocamos em sua cabeça que o amor supera tudo, a falta de dinheiro, a falta de uma casa com outros cômodos e o excesso de gatos.

Ele ficou tão feliz com isso que me doeu o coração, ou algum outro órgão que doa no lado esquerdo do peito.

Antes de retirar-se de nossa presença, presenteou-me com um par de hashis, e saiu satisfeito (uma pena!).

Olhando para os “pauzinhos” comentei com o colega sobre a experiência de um velho amigo numa dessas hamburguerias gourmet:

Faltando minutos para a meia-noite, quase fechando o estabelecimento chega o último pedido, um hamburgão completo, tido e havido por aqui como podrão. O xis-tudo com tudo o que aparecer pela frente, muito bacon, muito queijo, muita alface, muitas fritas, enfim, muito de absolutamente tudo.

Agora a cereja do bolo!

Acompanhando o pedido uma mensagem que dizia:

- Caro hamburgueiro terminei a pouco um relacionamento de seis anos, capriche nesse lanche, por favor.”

Como se capricha um podrão para um fim de relacionamento?

- Rivotril sobre o pão de hambúrguer e gergelim? – pergunta um.

- Formicida no catchup? - indaga outro.

- Graciosamente oferecemos uma cerveja? – sugere o ajudante que é acólito numa igreja, e que não manja nada de capitalismo!

Se tais indagações fossem feitas a mim (um velho sábio & cínico), mandaria junto com o pedido o telefone do CVV...

Mas como sou sempre um mero expectador - lá nas última poltronas! - das tragédias humanas guardei para mim as sugestões.

Aproveito agora que os telefones, trens e caminhões deram uma folga no barulho e volto aos meus laboriosos afazeres antes que mais alguém pare aqui na sala para contar mais dessas misérias do cotidiano...

- RH não é para os fracos não! – de volta aos carimbos...



* Cristão e cínico que sou propus-me a comprar-lhes os cabelos... Ainda não me acostumei, depois de algumas décadas de idade, com minha calvície.

2 comentários


Cafe e outras Palavras
Cafe e outras Palavras
15 de mar. de 2020

Últimas poltronas no teatro de tragédias da vida...

Onde você arrumou essa pérola?

Muito bom.

Ademilson P.

Curtir

cafeeouytaspalavras
15 de mar. de 2020

Hambúrguer & psicologia...

Bom nicho.

R. Fedler

Curtir

©2019 by CAFÉ E OUTRAS PALAVRAS. Proudly created with Wix.com

bottom of page